sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Entendendo a capa de “The Economist”

Resultado de imagem para fotos de josé dirceu


A revista britânica The Economist, a bíblia do conservadorismo econômico mundial, mais uma vez mostrou de que lado está. Na sua edição desta semana – nas bancas e para assinantes desde ontem – fez duras criticas a economia do Brasil e as escolhas da presidenta Dilma. A publicação elogia o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por se guiar por regras econômicas que o editor da revista acha correta.

A matéria de capa desta mais recente edição critica as tentativas de minimizar os efeitos da crise econômica e reajustar as contas do país e mostra claramente não acreditar na capacidade da presidenta brasileira em contornar um agravamento da crise econômica, que eles dão como certo. A revista diz que a economia brasileira está uma “bagunça” e enfrentará dificuldades para sair do “atoleiro” onde se encontra.

The Economist tem lado, não se esqueçam

A matéria foi repercutida por diversos meios de comunicação tradicionais do país, que têm todo o direito de fazer esse tipo de chamada para outras publicações. Mas, como fazem tradicionalmente, esqueceram de avisar aos leitores desavisados deles que a revista tem lado, um viés claramente (neo)liberal e que quando se trata do Brasil ela é tradicionalmente opositora às medidas tomadas pelos governos petistas.

No ano passado durante as eleições presidenciais a revista fez uma extensa matéria, 10 dias antes do 2º turno, com veemente defesa do voto no candidato do PSDB-DEM ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG). A revista disse textualmente: “Neves merece vencer. Ele fez uma campanha persistente e provou que pode fazer suas políticas econômicas funcionarem.”

Não é de se estranhar, então, que a revista britânica, agora que a presidenta Dilma iniciou seu segundo mandato, publique matérias da natureza do artigo publicado naquela edição de 10 dias antes do 2º turno de 2014. Afinal a The Economist é claramente ligada ao mercado e o representa. Não tem história ou qualquer vontade ou compromisso de defender quem trabalha para o povo com os governos petistas.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário