segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

SwissLeaks: Deputado Paulo Pimenta pede que Ministério da Justiça acompanhe caso HSBC


Clientes do mundo inteiro se valiam do sigilo bancário suíço para não declarar quantias milionárias

da assessoria do deputado


 
 

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) entregou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representação solicitando esclarecimentos e providências cabíveis em relação a todos os casos de sonegação fiscal envolvendo milhares de brasileiros e o banco HSBC, na Suíça. O caso, conhecido como SwissLeaks, em que clientes do mundo inteiro se valiam do sigilo bancário suíço para não declarar quantias milionárias, foi divulgado no último final de semana pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

No documento protocolado nesta quinta (12), o deputado Pimenta cobra do Ministério da Justiça o combate ao crime transnacional, a exemplo de outros países que, segundo o parlamentar, já iniciaram investigações sobre o caso. “À luz dos acordos de colaboração internacional e, em vista de o Ministério da Justiça constituir-se na autoridade central no exercício da cooperação jurídica no Brasil, diligenciamos no sentido de solicitar suas gestões para recolher todos os elementos relacionados às denúncias acerca de brasileiros que eventualmente possam estar envolvidos com transações financeiras ocultas ao fisco junto às agências suíças do banco HSBC”, diz trecho do documento protocolado pelo parlamentar.

Pimenta critica cobertura da mídia brasileira

O deputado Pimenta afirmou também, nesta quinta, estranhar o fato de a mídia brasileira não demonstrar interesse pelo assunto. Segundo o parlamentar, a imprensa brasileira parece não enxergar irregularidades nesse episódio bilionário de sonegação fiscal em que há milhares clientes brasileiros do HSBC. “O caso SwissLeaks é a pauta do jornalismo mundial no momento, mas a imprensa no Brasil não atribui a esse assunto qualquer valor-notícia, suprimindo esse tema da sua cobertura jornalística”, criticou Pimenta.
 
 
 
Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário