segunda-feira, 23 de março de 2015

A água, os reservatórios e a enxurrada de interesses

23 de março de 2015 | 16:07 Autor: Fernando Brito



Ontem, a Folha “comemorou” o Dia Mundial da Água com uma manchete de que o “Racionamento de energia é quase inevitável, afirmam especialistas”.

O de água, em São Paulo, com os sucessivos temporais, parece quer “já passou”.

Não é assim, nem de um lado, nem de outro.

É verdade que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste estão mais baixo do que há um ano, nesta mesma data?

Sim, estão. Neste dia 22 de março, em 2014, tinham 35,5% de sua capacidade. Ontem, este número era de 25,9%, ou 9,6% a menos.

A média de chuvas, entretanto, embora esteja ainda abaixo da média, apresentou elevação. A energia afluente em estava em 63% da média histórica do mês de março, até aquela data. Esta ano, em 74%, e deve passar de 80%, que é a previsão do Operador Nacional do Sistema. A acumulação dos 22 primeiros dias deste mês, + 5,3%, já é a maior desde que começou a fase de poucas chuvas no Brasil. É possível que chegue ao final do mês com mais de 7%de acréscimo.

A situação é preocupante, mas muito distante da ideia de que um racionamento deva ser aplicado, porque no, no ano passado, a situação só se tornou crítica com o atraso do período chuvoso, que tirou, em outubro e novembro, 9,4% da capacidade dos reservatórios, que deveriam estar enchendo e não esvaziando.

E como é a situação do Cantareira? Muito melhor do que antes, mas ainda muito inferior à que registrava na mesma época no ano passado e em escala mais preocupante do que a dos reservatórios das hidrelétricas.

Os 17,1% registrados hoje referem-se aos 29,2% que foram acrescentados com as duas cotas do volume morto, que estiveram quase esgotadas em janeiro.

Há, portanto, um déficit de 12,1% em relação ao “nível zero”. Nesta data, ano passado, havia 14,6% acima deste nível zero. 

Há, portanto, uma perda de 26,7% em relação ao mesmo momento do ano passado.

É por isso que o racionamento, de fato, continua em São Paulo, com toda a torcida para que as chuvas, generosas, continuem, porque ainda faltando uma semana para o final do mês, a chuva na região do Cantareira já ultrapassou em 7% a média histórica mensal.

Se comparado ao quadro de dois meses atrás, tanto a água para o abastecimento de São Paulo quanto para a geração de energia estão em situação melhor.

O que não quer dizer que não estejam muito ruins ainda.

Agora, o distinto amigo me pergunta porque tanto catastrofismo em matéria de falta de energia elétrica, além do catastrofismo “normal” em tudo aquilo que pode atingir o Governo Federal?

É que os “consultores” de energia elétrica ganham tanto mais dinheiro quanto mais cara é a energia.

E a energia é tanto mais cara quanto é sombrio o panorama que se desenha para ela.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário