quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

CERVERÓ ENTREGA PROPINA DE DELCÍDIO NO GOVERNO FHC



Senador Delcídio Amaral (MS), que foi do PSDB antes de se filiar ao PT, teria recebido vantagens ilícitas num contrato de US$ 500 milhões, fechado quando era diretor de Gás e Energia da Petrobras; valor teria sido pago pela Alstom, envolvida em escândalos de financiamento ilegal ao PSDB, e pela GE; revelação foi feita no mesmo dia em que a PF deflagra a Operação Sangue Negro para apurar esquemas de corrupção na Petrobras desde 1997, ou seja, quando FHC era presidente; questionado a respeito, o ex-presidente tucano já afirmou que a corrupção em seu governo foi apenas pontual, não sistêmica

17 DE DEZEMBRO DE 2015 ÀS 10:37


247 – O senador Delcídio Amaral (PT-MS) teria sido beneficiário de repasse de propina sobre o contrato de uma turbina no valor de US$ 500 milhões na Petrobras em 2001, quando ocupava o cargo de diretor de Gás e Energia da estatal, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A revelação foi feita pelo delator da Lava Jato e também ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O valor teria sido pago pela Alstom - multinacional francesa envolvida em escândalos de financiamento ilegal ao PSDB, por meio de licitações do metrô em São Paulo - e pela GE, informa reportagem publicada nesta quinta-feira no blog do Fausto Macedo. Não é a primeira vez que Delcídio, que à época da diretoria da Petrobras era filiado ao PSDB, antes do PT, tem o nome envolvido com a Alstom.

Delcídio acabou sendo preso no dia 25 de novembro, no exercício do mandato, justamente por temer e tentar atrapalhar a delação de Cerveró, segundo o Supremo Tribunal Federal. De acordo com uma gravação feita pelo filho de Cerveró, o parlamentar elaborava um plano de fuga para o ex-companheiro de Petrobras, que envolvia pagamentos mensais à família do preso.

A revelação foi feita no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagra a Operação Sangue Negro para apurar esquemas de corrupção na Petrobras desde 1997, ou seja, quando FHC era presidente. Recentemente, ao comentar o possível envolvimento de Delcídio em propinas na Petrobras sob seu governo, o ex-presidente afirmou que a corrupção na petroleira durante sua gestão foi apenas pontual, não sistêmica.


Brasil 24/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário