quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Satélite de comunicações: banda larga e comunicação militar sob controle brasileiro



POR FERNANDO BRITO · 22/12/2015



Do site da Telebras, não sem antes agregar uma informação que não está ali, sei lá eu porque não. O satélite do qual se fala é o primeiro a prover controle brasileiro sobre comunicações militares, tanto que se chama Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) e está sendo construído com o apoio do Governo francês por meio da Direction Générale de l’Armement (DGA).

Portanto, não é brinquedinho da Whatsapp.

“O projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em construção na França, entra em uma nova fase: na semana passada, foi realizada com sucesso a junção entre a plataforma do satélite e o módulo de comunicação (carga útil), nos laboratórios da Thales Alenia Space, marcando o início da campanha de integração e testes do artefato.

Essa fase é importante para avaliar a capacidade do satélite em um ambiente que simulará o espaço onde irá funcionar. O satélite terá capacidade de 54 Gbit/s, destinada à banda Ka, usada para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras. Pesa 5,8 toneladas e vai garantir conexão banda larga nos municípios mais distantes do País. Ele irá reforçar a rede terrestre da Telebras, atualmente com 28 mil km de extensão, presente em todas as regiões brasileiras.

Para o presidente da Telebras, Jorge Bittar, o satélite é importante para avançar na universalização da banda larga no Brasil e garantir a segurança nas comunicações estratégicas do País. “Poderemos levar banda larga de qualidade aos locais mais distantes do País, conectar escolas e hospitais, os serviços de governo, facilitar a vida de empresas e produtores rurais. Será um salto de qualidade nas comunicações brasileiras”, ressalta.

Paralelamente à construção do satélite na França, a Telebras concluiu em Brasília as obras do Centro Temporário de Operações Espaciais (COPE), que comandará em terra as operações do artefato.

Técnicos da empresa Thales Alenia Space começarão em janeiro a instalar os equipamentos no COPE em Brasília. A antena que comandará o satélite já começou a ser instalada (foto). Os equipamentos serão usados para controlar remotamente o posicionamento do satélite, que cobrirá todo o território brasileiro.

Um terceiro estágio do projeto satélite são as plataformas de comunicação e estações de acesso (gateways), de interligação do sistema, cujas licitações estão em andamento. As instalações dessas estações deverão ser concluídas no segundo semestre de 2016, segundo previsão do gerente do Projeto Satélite na Telebras, Sebastião do Nascimento Neto. Ao todo, serão cinco estações: em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Campo Grande.

A previsão para colocar o satélite em órbita é o terceiro trimestre de 2016, pela empresa Arianespace, a partir da base na Guiana Francesa. Após um período de ajustes e de testes, o satélite começará a sua operação comercial no início de 2017. Ele ficará posicionado a uma distância de mais de 35 mil km da superfície da Terra.

O satélite está sendo fabricado em Cannes, na França, pela Thales Alenia Space, sob supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, joint venture composta pela Embraer (51%) e Telebras (49%).”


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário