segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Advogado americano irá vigiar Embraer


SEG, 30/01/2017 - 08:31


Jornal GGN - Na semana passada, o advogado Alex Rene, do escritório Ropes&Gray, foi definido como o monitor externo da Embraer pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

Pelos próximos três anos, o advogado irá fiscalizar as regras de compliance que a empresa irá adotar, reportando qualquer indício de corrupção que eventualmente for encontrado.

A presença de um monitor externo é uma das exigências no acordo assinado pela Embraer americanas e brasileiras, para evitar um processo no caso de pagamento de propina na venda de aviões em países asiáticos e da América Central.

Os casos ocorreram entre 2007 e 2011 e foram descobertas há seis. A empresa também terá de pagar uma multa de US$ 206 milhões, em torno de R$ 680 milhões.

Com o advogado, a Justiça dos EUA quer garantir que a Embraer terá regras mais rígidas para evitar novos casos de corrupção. Rene será pago pela própria empresa e terá acesso a qualquer documento, equipamento, funcionário e prestador de serviços.

De acordo com o Estadão, empregados de outras companhias que tiveram um monitor externo afirmam que a vigilância causa apreensão em toda a empresa.

A Embraer é a primeira empresa brasileira que será obrigado pela Justiça americana a ter este tipo de vigilância, mas é possível que o mesmo ocorra com a Braskem e a Odebrecht, que também fizeram acordos com o DoJ.

No procedimento do órgão norte-americano, as próprias companhias apresentam uma lista com três nomes que tem de ser aprovados pelas autoridades. Alex Rene já foi procurador na divisão criminal do Departamento de Justiça, trabalhando justamente em casos de violações das regras anticorrupção e de lavagem de dinheiro.


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário