quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Supremo retira Tião e Jorge Viana da Lava Jato

TER, 15/08/2017 - 20:07
ATUALIZADO EM 15/08/2017 - 20:10

Foto: PT no Senado

Jornal GGN - O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu excluir o governador do Acre, Tião Viana, e o senador Jorge Viana, ambos do PT, da lista de políticos suspeitos de envolvimento com corrupção na Petrobras. Segundo a assessoria dos petistas, o próprio Ministério Público Federal constatou que não há qualquer prova ou indício do envolvimento de ambos com a Lava Jato.

Na prática, os dois petista deixam de ser suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção. O inquérito que está nas mãos de Gilmar vai apurar a ocorrência de delito eleitoral.

Fachin tomou a decisão ao considerar que não há conexão ou participação de Jorge Viana ou de Tião Viana nos desvios de recursos da empresa estatal. A medida atende a pedido feito pelo próprio Ministério Público Federal, assinado pelo procurador-geral da República interino, José Bonifácio Borges de Andrada, argumenta que não há conexão entre os irmãos Viana e o esquema de corrupção na estatal.

“Embora o inquérito tenha se originado na colaboração de executivos da Odebrecht, os fatos apurados não guardam nenhum tipo de conexão com os casos de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro investigados no âmbito da chamada Operação Lava Jato”, aponta o despacho de Andrada, dirigido ao ministro Edson Fachin.

O caso foi parar nas mãos da presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, que concordou com Fachin e Andrada. Em despacho, ela acata a manifestação do Ministério Público e determina a redistribuição do inquérito. 

Apesar disso, ambos serão alvo de inquérito para apurar a possibilidade de delito eleitoral, como abuso de poder econômico ou falsidade na prestação de contas relativas às campanhas de 2010 e de 2014.

O caso está nas mãos do ministro Gilmar Mendes. Ele é quem vai decidir a necessidade de novas diligências para investigar as contas eleitorais dos políticos acreanos. 

Tião Viana se disse satisfeito com a decisão. “Vai ficar comprovado que não temos qualquer envolvimento com desvios de recursos ou uso de dinheiro sujo”, disse. Ele afirmou que confia na Justiça. “A verdade vai prevalecer”. Jorge Viana também comentou que a medida abre a oportunidade para os esclarecimentos. “Vamos demonstrar que nossas campanhas seguiram rigorosamente o que estabelece a legislação”, declarou.

"Teremos a oportunidade de esclarecer a legalidade do financiamento de nossas eleições. Jamais recebemos dinheiro de caixa dois", disse Tião.



Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário