sexta-feira, 8 de setembro de 2017

China está pronta para mudar as regras estabelecidas pelos EUA no mercado de petróleo

SEX, 08/09/2017 - 12:07
ATUALIZADO EM 08/09/2017 - 12:15


Enviado por Ricardo Cavalcanti-Schiel


Pequim está pronta para lançar contratos de futuros de petróleo em yuanes, com sua possível conversão em ouro.

Vários especialistas acreditam que essa medida do país asiático pode mudar radicalmente as regras do jogo no mercado do petróleo, já que permitirá aos exportadores de matérias-primas evitar o uso do dólar.

Tomando em conta que a China é o maior importador de petróleo do mundo, os contratos de futuros em yuanes têm todas as chances de se tornar o novo padrão no mercado.

Um contrato de futuros é um acordo que obriga as partes a comprar ou vender um ativo por um preço fixo e para ser entregue em um prazo futuro estipulado antecipadamente.

É de assinalar que atualmente apenas os contratos de petróleo WTI e petróleo Brent são negociados no mercado de futuros mundial e ambos são denominados em dólares.

O surgimento de um novo contrato de futuros em yuanes permitirá aos exportadores, como a Rússia e o Irã, não mais usar o dólar.

Os compradores poderão pagar o petróleo em yuanes ou ouro, depois de converterem o yuan em onças de metal precioso.

De acordo com o portal russo Vesti Finance, muitos especialistas, incluindo norte-americanos, reconhecem que agora as regras do jogo no mercado global de energia podem mudar.

Com essa inovação, a China planeja reduzir o domínio do dólar nos mercados de commodities. O novo tipo de contrato de futuros é de grande interesse para os países contra os quais os EUA aplicam uma política externa muito agressiva. Entre estes países estão a Venezuela, o Irã, o Qatar e outros.

Para saber mais:




Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário