terça-feira, 10 de abril de 2018

"Fiquei muito feliz", disse Moro por decisão do STF sobre HC de Lula

O magistrado de Curitiba deu um recado direto em palestra pública aos ministros do Supremo 

Foto: Reprodução


Jornal GGN - Um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) poder julgar a revisão da prisão em segunda instância, o juiz da Lava Jato em Curitiba, Sérgio Moro, decidiu elogiar o julgamento do Habeas Corpus de Lula, que o permitiu ordenar sua prisão.

"Fiquei muito feliz com o julgamento da semana passada. O STF merece todos os elogios. Impediu uma grande retrocesso", disse Moro, a uma plateia de cerca de 2 mil pessoas, na tarde desta terça-feira (10), no Forum da Liberdade, em Porto Alegre.

O magistrado decidiu participar de duas palestras públicas ainda hoje, um dia antes de o STF possivelmente colocar em pauta de julgamento as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que questionam a prisão a partir da segunda instância.

"Não se pode construir um processo penal que impeça que pessoas poderosas permaneçam impunes porque tem condições de manipular o sistema para impedir que um caso concreto chegue ao fim", disse ainda, sem mencionar diretamente o caso de Lula.

Para Moro, o Brasil ainda tem um ambiente institucional que "favorece a corrupção". Segundo essa linha, o magistrado de Curitiba defendeu "reformas mais amplas": "É necessário ter reformas mais amplas para diminuir incentivos à corrupção. Isso que chamamos de loteamento político de cargos públicos se encontra na raiz dos problemas da Petrobras", disse.


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário